terça-feira, 12 de abril de 2016

Bloco de Código em Advpl





Fala galera!

Para quem atua na área de desenvolvimento Advpl com certeza já se deparou com o famoso Bloco de código. Afinal, o que é isso e para que serve?

Conceito

Bloco de código são pequenas funções implementadas entre chaves “{}” e separadas por “,” que permite a execução sequencial delas. Assemelha-se a uma matriz de comandos. Por exemplo:


x := {|| a := 2, b := 2, a +b}

Aqui é um exemplo muito simples. Bloco de código executa um comando por vez e o resultado final será sempre o último comando da sequência, neste caso, a soma de a e b. E esse valor será atribuído à variável x.


Parâmetros

Em bloco de códigos é possível utilizar parâmetros para validação e manipulação de dados. Para isso, basta adicionar a variável que possui o valor armazenado entre os pipes ||.  Desta forma, será possível enviar qualquer tipo de variável para o bloco de código. Vamos ao exemplo:



x :=  {|y| iif( y = 0, .T. ,  .F. ) }

Nesse exemplo enviamos a variável y por parâmetro e seu valor é utilizado para manipular o resultado que será atribuído ao x. Se y for igual a 0 retornará verdadeiro (.T.) se não, retornará falso (.F.).

Além disso é possível enviar mais de um parâmetro, basta adicionar as variáveis separadas por vírgula e trabalhar com seus valores normalmente.
Bom pessoal, essa foi uma pequena ideia do que é e como utilizar o bloco de código. Claro que é possível fazer muito mais que apenas somas e condições if, mas de acordo com a sua evolução na linguagem automaticamente vai desenvolvendo novos métodos de uso.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário