quinta-feira, 3 de agosto de 2017

[Debug] Comando ECHO não funciona


Fala galera que acompanha o blog...

Hoje eu tive um problema para escrever uma variável de ambiente no prompt de comando ou cmd ou ....
E fiquei escrevendo de várias formas achando que eu não estava sabendo como escrever o comando, pesquisei no Google para garantir que estava fazendo certo e descobri que tinha um problema muito maior que tudo isso.

[Debug] Comando ECHO não funciona


Nunca tinha visto acontecer. Mas foi eu comentar e todos já tinham visto acontecer mas nunca pararam para tentar resolver.
É o seguinte, o comando echo, no prompt de comando serve para escrever algo no console, echo seguido de %%, serve para escrever o valor de uma variável definida nas suas variáveis de ambiente.

A variável mais conhecida com certeza é a variável PATH, que vem definida por padrão no seu sistema operacional, logo ao executar o comando echo %PATH%, teriamos uma lista com vários classpath de diversas "ferramentas" que usamos.

No entanto, não era isso que acontecia pra mim. Ao escrever echo %PATH%, o resultado era %PATH%, echo %JAVA_HOME%, a saída era %JAVA_HOME%, e qualquer outra variável que eu tentasse printar o resultado não era o esperado.

Então eu descobri que para resolver esse problema, você precisa adicionar esses dois valores dentro da sua variável PATH:

%SystemRoot%
%SystemRoot%\system32 

E pronto, volte para o prompt e tente escrever a sua variável (echo %PATH%) que funciona que é uma maravilha rs

É isso pessoal, espero que tenha ajudado.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário