quinta-feira, 17 de março de 2016

Bloatware - Você sabe o que é?




Recentemente me deparei com este termo Bloatware. Sinceramente não havia ouvido esta palavra antes, mas depois de algumas pesquisas percebi que isso faz, de certa forma, parte da minha vida - e com certeza também da sua - e que seria muito interessante termos ciência do que se trata.

Vou dar uma pequena dica e certamente você já vai pegar a referência. Quando você compra um celular e, ao ligar o aparelho recentemente adquiro, se depara com alguns apps que, para você, não fazem o menor sentido? 
Pois bem, este é um tipo software BloatWare!

Não ficou claro? Vamos lá! Vou lhe dar mais um exemplo, desta vez é ainda mais comum e já bem mais "antigo" em relação ao celular.

Após adquirir seu desktop ou notebook, já percebeu que em alguns muitos casos você se depara com, por exemplo, antivírus pré instalados? Por exemplo o McAfee.

Pois é isto mesmo! BloatWare são softwares pré-instalados em dispositivos que podem reduzir o tempo de vida de uma bateria ou até espaço útil de armazenamento em disco. Sem mencionar que também consomem processamento.



Seguem dois tipos mais conhecidos de BloatWare:
  • TrialWare: São conhecidos por softwares que fornecem uso gratuito por tempo limitado. Você os utiliza por 30 (mais comum) ou 6 meses, mas após este período é necessário adquirir uma conta e efetuar um pagamento para usufruir de suas funcionalidades. Os principais exemplos de TrialWare são softwares de segurança como McAfee e Norton.
  • Utilidades: Estes softwares geralmente são incluídos nos computadores pelos próprios fabricantes. Certamente já se depararam com o software de atualização de drivers e/ou verificação de qualidade dos componentes.
Existem alguns softwares que são úteis para uso, mas em muitos casos não são triviais em um computador. Sem falar que muitos desses softwares simplesmente utilizam espaço do HD e também pode tornar o computador lento, pois consome processamento.

É possível desinstalar alguns desses softwares como qualquer outro software, mas outros tem a necessidade de uso de ferramentas específicas para removê-los. 
De qualquer forma, quando você adquirir um notebook, desktop ou celular novo, já saberá o por que da existência desses softwares.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário