terça-feira, 10 de maio de 2016

Advpl Web Service - Parte 1





Fala galera!

Hoje vou compartilhar com vocês algo que estou aprofundando nesses últimos dias chamado web service. A princípio estou fazendo voltado a tecnologia que trabalho atualmente, ou seja, a linguagem Advpl.

O que é Web Service?

Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Fonte

Pois bem, para iniciarmos o desenvolvimento de um web service, é necessário que você tenha tudo devidamente configurado e para isso vamos dar uma passada rápida na configuração do Protheus.

Configuração do Ambiente

APWEBWIZARD: esta rotina será utilizada para que possamos configurar o Protheus para disponibilizar o nosso web service.


Acesso à configuração de web service



No menu lateral, acesse a opção "Módulos Web" e clique em adicionar.



Menu lateral


Na primeira tela onde iniciaremos a configuração do web service, vamos definir o nome de instância, o ambiente de execução e o diretório de arquivos.



Configurações iniciais



Próximo passo, vamos vincular o nome do host com a empresa/filial. Neste caso, estou utilizando o localhost ou 127.0.0.1, se preferirem.



Vincular host com a empresa



Após isto vamos definir o número mínimo e máximo de usuários que acessarão o sistema.

Configure de acordo com a sua necessidade.


Definindo quantidade mínima e máxima de acesso


Após todos esses passos seguidos corretamente, basta confirmar e reiniciar o servidor do Protheus para que o web service esteja disponível. Assim que reiniciado, você poderá digitar no seu navegador o endereço configurado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário