segunda-feira, 2 de maio de 2016

O que é DNS?


O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), trabalha como se fosse um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios.

Vamos usar como exemplo o endereço "www.google.com.br". Esse link nada mais é que o domínio do Google. Os domínios nunca se repetem, pois representam um endereço único para acessarmos o seu conteúdo, a mesma regra se aplica ao seu IP correspondente.

O que é DNS?


Imagine agora se o DNS não existisse!

Para acessarmos o Google teríamos que decorar o seguinte IP: 172.217.28.67
Copie essa sequência de códigos e cole no seu navegador e veja o resultado.

E assim seria para todos os sites que existem hoje na internet. Ficaria difícil lembrarmos de todas as páginas que acessamos todos os dias, não?
Por isso o DNS faz o serviço duro de traduzir as palavras da URL para o endereço IP do servidor.

Pois bem, existem duas formas de acessarmos as páginas na internet: usando o domínio ou IP dos servidores onde os serviços estão hospedados.

Se você digitar "www.google.com" ou "www.google.com.br" na barra de endereços a mesma página inicial do Google será exibida. Isso significa que os dois domínios apontam para o mesmo IP?

Não! Nos casos em que duas URL's levam para o mesmo site, o que acontece é que uma das páginas realiza o redirecionamento do acesso para a outra página. Ainda usando o Google como exemplo, ao acessar o site ".com" da Google "www.google.com" você automaticamente será encaminhado para o endereço ".com.br". Uma prova disso é que a URL que esta no navegador estará sempre com o "br" no final.

Para descobrir o IP de qualquer site você pode usar esse site MeuEndereçoIP.

Espero ter esclarecido o que é DNS e como funciona.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário