terça-feira, 3 de maio de 2016

Upgrade na sua internet! Como descobrir qual melhor DNS?


Pessoal em um post anterior eu expliquei sobre o que é DNS e agora vou ensinar como achar o servidor de DSN que melhor atenda a sua conexão de internet, uma vez que a escolha do servidor tem impacto direto na velocidade do carregamento dos sites no seu navegador.


Como descobrir qual é o melhor DNS?


Para descobrir qual é o melhor DSN, a Google desenvolveu um aplicativo que ajuda o usuário na escolha do melhor servidor DNS de acordo com a sua conexão, possui licença gratuita e está disponível para Windows, Mac e Linux, chamando Namebench.


Namebench possui uma interface simples que com apenas um click "Start Benchmark" o software começa a efetuar os testes para trazer o resultado das pesquisas de DNS.



Ao finalizar, o aplicativo gera um arquivo HTML com os resultados. Neste documento estão alguns gráficos que mostram os servidores com o melhor tempo de resposta e também revela o quanto a sua conexão ficará mais rápida se optar por utilizar os servidores primários e secundários revelados no teste.

O grande problema do aplicativo é a demora para concluir os testes. Após dar inicio minha máquina demorou cerca de 15 a 20 minutos para finalizar. Outro problema é que só possui o idioma inglês, mas nada que atrapalhe a usabilidade ou a interpretação dos gráficos.

Nos meus testes usando o DNS informado a internet ficou 8.6% mais rápida.
Confesso que da uma impressão de veracidade em relação a velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário