terça-feira, 24 de maio de 2016

Ferramentas #4 - JSONLint


É comum hoje em dia falarmos em JSON como alternativa de uso do XML, e isso está agradando a muitos, se não todos os profissionais da área, pois é mais simples fácil e intuitivo seu uso. Em meio a alta usabilidade e facilidade do JSON, muitas ferramentas foram desenvolvidas com o objetivo de facilitar o desenvolvimento e uso desse subconjunto de linguagem de programação, por exemplo o Jackson.


Em alguns casos, em meio ao desenvolvimento, precisamos verificar se nosso JSON está correto para uso. Após efetuar algumas pesquisas achei este site muito interessante que auxilia de forma rápida e simples a verificação da integridade de nosso JSON.

O site chamado JSONLint, permite que você cole o conteúdo JSON gerado ou recebido e valida se está corretamente formatado. Seu uso é muito simples, basta colar o conteúdo dentro do único campo texto e clique em Validate JSON em poucos segundos você receberá o retorno da validação.

Exemplo



Vou inserir o conteúdo abaixo com uma vírgula faltando:


{
 "carro": [

  {
   "id": 1,
   "Modelo": "Celta",
   "Placa": "RRR1303"
  }

  {
   "id": 2,
   "Modelo": "Palio",
   "Placa": "RRR0903"
  }

 ]
}

 Veja a seguir o retorno do site com relação a este erro:



Espero tenham gostado dessa dica, é um site leve, simples e fácil de usar e que nos ajuda a encontrar um erro que as vezes é coisa boba e que não percebemos.

Até mais!

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário